Quinta-feira - 24 de abril de 2025
Assembleia Geral do ASUFPel discute pautas importantes para a categoria e adere a campanha da CUT
Neste 22 de abril de 2025, o ASUFPel promoveu uma Assembleia Geral para a categoria. A mesa responsável pela atividade foi conduzida por Mara Beatriz Gomes (Coordenadora Geral), Antonio Azambuja, (Coordenador Geral), e Felipe Couto, (Coordenador de Comunicação).
O evento teve início com a aprovação da pauta, em seguida informes locais/nacionais. Em seguida, foi abordada a adesão do ASUFPel à campanha da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que visa a redução da jornada de trabalho sem que haja prejuízo salarial para os trabalhadores. A medida foi amplamente apoiada pelos presentes, que reconheceram a relevância da mobilização para melhorar as condições de trabalho.
Dentre os informes locais, um dos destaques foi a negociação do reajuste da UNIMED, que manteve o contrato atual sem novas coparticipações. O reajuste será de 12,32%, bem abaixo dos 36,03% propostos pela operadora. Além disso, foi garantida a implementação do programa de Atenção Primária à Saúde, que oferece atendimentos gratuitos no Sindicato. Os retroativos serão pagos em cinco parcelas, de maio a setembro de 2025.
Outro informe importante foi sobre o Encontro dos Aposentados do ASUFPel, que acontecerá no dia 24 de abril na sede campestre da entidade, com almoço e atividades recreativas. A declaração do Imposto de Renda também foi mencionada, destacando que o ASUFPel realiza o serviço para seus sócios e sócias de forma gratuita.
A Delegação do ASUFPel para a Plenária Nacional da FASUBRA, que será realizada de forma virtual nos dias 25 e 26 de abril, foi eleita por unanimidade. Desta forma, a chapa "Tribo/Unir", composta pelos titulares Felipe Couto, Liliane Griep e Mara Beatriz Gomes, e pelo suplente Antônio Azambuja, irão levar as demandas da categoria para o encontro nacional.
Na parte final da assembleia, a Coordenação do Sindicato e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da UFPel apresentaram informações relevantes sobre a carreira dos servidores. Entre os tópicos discutidos, destacaram-se as novas regras do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), como: as progressões e o enquadramento de pensionistas e aposentados. Também foi pautado o incentivo à qualificação profissional.
A questão das 30 horas semanais, com turnos contínuos, também foi levantada pelos presentes, com base em experiências de outras universidades, como a UFAM (Universidade Federal do Amazonas) e a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que já implementaram a medida. No entanto, a gestão da PROGEP respondeu que ainda não recebeu orientações governamentais sobre o tema e que aguardará diretrizes para implementar a proposta.
Além disso, foi discutida a questão do assédio aos trabalhadores em greve ou paralisados. A gestão informou que já houve reuniões sobre o tema, que nessas situações, o diálogo deve ser buscando, a fim de sensibilizar as chefias.
A Coordenação do ASUFPel reforçou que o assédio é crime e que qualquer tentativa de intimidação deve ser comunicada ao sindicato ou à ouvidoria da UFPel para que providências sejam tomadas.
A assembleia foi concluída com o fortalecimento das pautas de interesse da categoria e o comprometimento de todos em continuar a luta pela valorização dos trabalhadores/as da UFPel.
ASUFPel 45 Anos – Uma História de Lutas.